sábado, 6 de março de 2010

Os Bons Portugueses



“Ser empreendedor, aceitar o risco e tomar a vida nas próprias mãos. É preciso pensar diferente, ‘out of the box’.”

Estas foram algumas das palavras usadas pelo Professor José Epifrânio da Franca, docente universitário e presidente da Chipidea (e mais umas dezenas de coisas, que o currículo dele é impressionante), na sessão de abertura do IJUP’10 (Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto 2010).

Foram 45 minutos incríveis, difíceis de descrever. Vou tentar. Foi-lhe proposto falar sobre a dificuldade actual que os jovens sentem em iniciar uma carreira e desenvolvê-la. E em meia dúzia de diapositivos, ele conseguiu apresentar respostas: primeiro identificou os problemas, caracterizou-os e depois mostrou alternativas viáveis de sucesso; expôs as nossas reclamações, o nosso papel na sociedade, as nossas funções, os incentivos, a força, o sucesso.

O que mais me deixou fascinada foi o discurso simples, correcto e verdadeiro que utilizou: não parecia um daqueles depoimentos deprimentes d’O Segredo, nem sequer uma sessão de auto-ajuda; no entanto, foi uma lufada de ar fresco de motivação que me fez sorrir e sentir bem-disposta.

Só gostava que tivesse sido filmado, penso que muitos portugueses precisavam de ouvir aquelas palavras, gostava de partilhar com os meus amigos aquele momento.
“Empreender é aceitar o desconhecido. Todos sabemos que a nossa sociedade é intolerante ao fracasso.” Porém, o fracasso pode ser a porta para a segunda oportunidade, porta essa que se abre para o caminho certo. As crises abrem oportunidades de sucesso e construção.

“A questão principal é de que forma o conhecimento pode contribuir para um país. Vive-se a ‘Economia dos Diplomas’, que é diferente da ‘Economia do Conhecimento’.”

1 comentário:

Paulo Dias disse...

Um mestre este senhor...