Como está o meu espírito? Há dias em que me sinto alegre, outros furiosa, outros maravilhosa, outros desiludida. Entendo que poderemos conhecer-nos melhor se compreendermos essas sensações. Este blog é o meu dia-a-dia de sentimentos. Partilhem as vossas sensações e sensibilidades também.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Uma mulher muito à frente
"Maria de Lourdes Pintasilgo foi uma mulher muito à frente do seu tempo.
Primeira-ministra em 1979 e candidata independente à Presidência da República em 1986, foi a única mulher a chefiar um governo português e a segunda primeira-ministra em toda a Europa, a seguir a Margaret Thatcher.
Política corajosa, líder católica inspiradora e intelectual marcante, Pintasilgo foi uma mulher de convicções fortes.
Tinha uma inteligência fulminante e um olhar visionário. Tudo aquilo por que lutou continua na ordem do dia, desde a paridade entre homens e mulheres às consequências da globalização, passando pelo ambiente e o aquecimento global.
Impressiona a modernidade de uma mulher que, em tempos adversos, liderou num mundo de homens. Pintasilgo personificou uma maneira de fazer política que hoje em dia podemos, de certa forma, comparar a Obama.
Se estivesse viva faria 80 anos no próximo dia 18 e a RTP celebra a data emitindo um documentário sobre a sua vida e obra, feito por Graça Castanheira, realizadora várias vezes premiada pelos seus trabalhos. Este documentário pode ser visto já amanhã, em antestreia, no Auditório 2 da Gulbenkian, às 21h00."
Laurinda Alves
in http://www.ionline.pt/conteudo/41428-uma-mulher-muito--frente
Publicada por
A
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário